segunda-feira, 3 de maio de 2010

3° Filme - Deus é Brasileiro






Deus é brasileiro é uma comédia de 2003 dirigida por Cacá Diegues.
O roteiro é baseado no conto "O Santo que não Acreditava em Deus", de João Ubaldo Ribeiro, e adaptado por Cacá Diegues, João Emanuel Carneiro e Renata de Almeida.
A fotografia é de Affonso Beato e a trilha sonora foi idealizada por Chico Neves, Hermano Viana e Sérgio Mekler.

DEUS É BRASILEIRO é um belo filme.
Deus cansado de tantos pecados cometidos pelos seres humanos, resolve tirar férias em alguma estrela bem distante, mas para isso precisa encontrar um substituto, uma vez que seus prepostos como São Pedro, São João ou São Paulo não podem ficar em seu lugar, pois já são muito ocupados com as tarefas diárias pelas quais são responsáveis. Sendo assim, Deus resolve descer a terra para procurar este substituto e escolhe o Brasil por ser um país muito religioso e ainda não ter nenhum brasileiro reconhecido como Santo. Para essa tão importante busca, pede a ajuda de um pescador, que não acredita no que vê. Até que Deus trata de provar, com efeitos especiais caprichados, numa dança de peixes frente ao olhar atônito do humilde nordestino. Na sua jornada à procura do santo, um homem caridoso que anda fazendo o bem pelo país, mas que a dupla tem dificuldade em encontrar. Os diálogos são impagáveis, recheados de ironias e piadas que nos fazem assistir ao filme com um sorriso constante na face.
DEUS É BRASILEIRO também emociona. Seu final, referência a uma nova reconstrução da nossa terra, como um Adão e uma Eva tipicamente nacionais, emociona por sua bela poesia e, outra vez, pelos ótimos efeitos especiais. É uma caprichada produção, cercada por um elenco de primeira, com ótima trilha sonora, fotografia e direção de arte. E um texto feito para o cinema, que lembra outro sucesso nacional: O AUTO DA COMPADECIDA.
Ao longo do filme os personagens viajam pelo Brasil passando por diferentes regiões e localidades, descobrindo as belezas marcantes das diferentes paisagens e as dificuldades do povo brasileiro. Do litoral de Alagoas ao interior de Tocantins, passando por Pernambuco, os personagens vivem diferentes aventuras enquanto procuram por Quinca das Mulas, o candidato de Deus a santo.
"Deus é Brasileiro mostra um Brasil cheio de contrastes e também de uma grande fé. Há nele um aspecto interessante que nos faz refletir a respeito da origem do povo brasileiro e sua identidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário