segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Homem Elefante de David Lynch



O Homem Elefante é um filme de 1980 dirigido por David Lynch e estrelado por Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft e John Gielgud.
Que possui como principais prêmios e indicações:
Oscar 1981 (EUA)
• Recebeu 8 indicações nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Hurt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção.
Globo de Ouro 1982 (EUA)
• Recebeu 4 indicações nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (John Hurt) e Melhor Roteiro.
BAFTA 1981 (Reino Unido)
• Ganhou 3 prêmios nas seguintes categorias; Melhor Filme, Melhor Ator (John Hurt) e Melhor Direção de Arte.
• Indicado em 4 categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
César 1982 (França)
• Melhor Filme Estrangeiro.
O orçamento do filme foi de US$5 milhões. A trama e verídica sendo baseado em manuscritos do dr. Frederick Treves , que na história real encontrou Merrick, em um circo de aberrações, onde se alimentava apenas de batatas e era seguidamente espancado. O inglês John Merrick era portador de uma doença, diagnosticada oficialmente como "Síndrome de Proteus" que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo.
No filme a maquiagem do Homem-Elefante levava 12 horas para ser feita a cada vez que era aplicada em John Hurt. A trama é mostrada em preto e branco com cenas de contraste, sombra e luz, claro e escuro, som e silêncio. Referindo-se ao impressionismo alemão. A câmara desliza nos personagens de forma delicada como convém ao tema, demonstrando o desagrado das pessoas diante do deformado homem. O filme relata a incapacidade da sociedade de enxergar além da aparência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário