Ficha Técnica
Gênero: | Drama |
Direção: | Vittorio De Sica |
Roteiro: | Cesare Zavattini |
Produção: | Angelo Rizzoli, Vittorio De Sica, Giuseppe Amato |
Design Produção: | Virgilio Marchi |
Música Original: | Alessandro Cicognini |
Fotografia: | Aldo Graziati |
Edição: | Eraldo Da Roma |
Efeitos Sonoros: | Ennio Sensi |
Pais: | Itália |
Nota: | 8.9 |
Filme Assistido em: | 1953 |
Elenco
Carlo Battisti | Umberto Domenico Ferrari |
Maria-Pia Casilio | Maria |
Lina Gennari | Antonia |
Memmo Carotenuto | Homem internado no Hospital |
Elena Rea | Irmã, no Hospital |
Ileana Simova | Mulher apanhada de surpresa |
Alberto Albani Barbieri | Amigo de Antonia |
Prêmios
Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca
Bodil de Melhor Filme Europeu
Prêmios Jussi, Finlândia
Jussi de Melhor Diretor Estrangeiro (Vittorio De Sica)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
Indicações
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Roteiro
Festival Internacional de Cannes, França
Grand Prix do Festival (Vittorio De Sica)
Sinopse
Umberto Domenico Ferrari é um senhor idoso, aposentado, sem amigos e sem família, que se acha ameaçado de despejo, caso não consiga pagar suas dívidas para com sua Senhoria. Vivendo sozinho com seu cachorro de estimação, Flike, ele faz de tudo para economizar e levantar a quantia de que precisa, inclusive desfazendo-se de seu relógio e fingindo estar doente para passar alguns dias no hospital.
O orgulho de Umberto cai a cada dia. Certa vez, quando ele se encontra numa manifestação onde seus colegas aposentados lutam por melhores pensões, o grupo é violentamente dispersado pela polícia.
Na casa de cômodos onde mora, ele toma conhecimento que a empregada, Maria, uma jovem ingênua vinda do campo, encontra-se grávida de um de seus amantes, mas infelizmente não pode ajudá-la.
Nos dias que se seguem, Umberto fica cada vez mais desanimado, tenta o suicídio pela dificuldade de encontrar uma forma de sobreviver sem ter que se juntar ao grande número de mendigos que perambulam pelas esquinas de Roma.
Este filme é muito interessante, porque apesar de ser falado, ele se encaxaria muito bem se fosse da era do cinema mudo, seria de fácil entendimento para os espctadores, porque utiliza muito bem o recurso da expressão facial, o personagem central do filme, o Sr. Umberto, emociona a todos com seu olhar triste, seu ar melancólico, consegue transmitir com fidelidade os sentimentos do momento que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário