terça-feira, 4 de maio de 2010

Videodrome - A síndrome do vídeo - David Cronenberg





Ficha técnica

título original: Videodrome
gênero:Ficção
duração:01 hs 27 min
ano de lançamento:1983
direção: David Cronenberg
roteiro: David Cronenberg
produção:Claude Héroux
música: Howard Shore
fotografia:Mark Irwin
direção de arte:Carol Spier
figurino:Delphine White
edição:Ronald Sanders
efeitos especiais:


Elenco
James Woods (Max Renn)
Sonja Smits (Bianca O'Blivion)
Debbie Harry (Nicki Brand)
Peter Dvorsky (Harlan)
Leslie Carlson (Barry Convex)
Jack Creley (Brian O'Blivion)
Lynne Gorman (Masha)
Julie Khaner (Bridey)
Reiner Schwartz (Moses)
David Bolt (Raphael)
Lally Cadeau (Rena King)
Henry Gomez (Brolley)


David Cronenberg possui em seu currículo uma grande variedade de filmes de horror e ficção científica que são muito cultuados pelos fãs do cinema fantástico. Aborda na maioria das vezes temas polêmicos e não convencionais.
O filme “Videodrome– A Síndrome do Vídeo” possui um caráter diferenciado, numa curiosa mistura entre elementos de ficção científica, horror, sexo, violência e surrealismo.
O empresário Max Renns é o proprietário de uma pequena estação de televisão a cabo, que é conhecida por apresentar programas de sexo e violência.

Max recebe a informação do seu técnico Harlan sobre a captação de uma transmissão com imagens de um programa clandestino onde pessoas eram torturadas e assassinadas. Mais tarde, ao investigar a origem do programa, Max descobre que a transmissão trata-se de um show de televisão chamado “Videodrome”.
Essa experiência secreta, consistia em transmitir imagens de violência que alteravam as percepções de quem assistia, causando danos fatais no cérebro através de um tumor, e criando uma série de efeitos de alucinações bizarras numa mórbida confusão mental entre realidade e fantasia.

A namorada de Renn, Nicki Brand, é seduzida pelo programa tornando-se uma vítima de seus efeitos, e o próprio Max torna-se também um escravo do “Videodrome”.

As cenas de surrealismo envolvendo Max Renn, em sequências de alucinação merecem destaque. Ele explora o interior de seu corpo através de uma enorme fenda aberta na barriga, na qual são colocadas as fitas de vídeo com a programação do “Videodrome”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário