quinta-feira, 6 de maio de 2010

THX 1138 - George Lucas



Sinopse

Escrito e dirigido por George Lucas, o filme THX 1138 conta a história de uma sociedade distópica, comandada por andróides e localizada no subterrâneo, no filme o local certo e a época da história não são definidos. Nessa sociedade os andróides vigiam as pessoas e as obrigam a usar drogas que anulam suas emoções.
Dentro dessa realidade, as pessoas possuem um mesmo padrão, alienados, de roupas brancas e cabeças raspadas. Os casais são escolhidos pelos andróides e o contato físico é proibido. THX 1138 é um homem casado, que vive como as leis pedem, sua companheira LUH 3417, passa a não ingerir a drogas e após algum tempo troca as de seu companheiro por cápsulas sem efeito. Um amor proibido cresce entre os dois e ao ser descoberto são presos. Na cadeia THX 1138 descobre que sua amada esta morta e juntamente com dois amigos, foge e vai para a superfície.

Curiosidades

THX 1138 foi a primeira produção da então recém criada American Zoetrope. Baseado no curta metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB realizado por Lucas em 1967, quando cursava cinema na USC (University of Southern California), o filme foi uma parceria entre o estúdio Warner Bros. e a American Zoetrope, aempresa de Francis Ford Coppola ambicionava produzir filmes que fossem uma alternativa ao modelo que vigorava em Hollywood e, por isso, o produtor Coppola deu a Lucas total liberdade criativa. A montagem foi realizada pelo próprio diretor. A produção de som foi feita por Walter Murch que também assinou o roteiro junto a Lucas. Sua trilha sonora foi composta por Lalo Schifrin. Os efeitos sonoros deste filme são considerados um marco na história do cinema e o sistema THX, desenvolvido anos depois pela Lucasfilm para a série Star Wars deve seu nome a THX 1138.



Análise

Devido à abordagem densa e à temática, THX 1138 é considerado até hoje como um filme difícil, que só obteve sucesso e passou a ser considerado de grande impotância após a consagração de Lucas com a série Star Wars. Porém, de um conteúdo denso e uma construção, bem elaborada, mas complicada dentro de uma trama detalhada. Durante o filme é possível perceber referências de outros filmes como “1984″ de Orwell e ao “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley.


Ficha Técnica

Título Original: THX 1138
Gênero: Ficção,
Roteiro: George Lucas (história e roteiro), Walter Murch (roteiro)
Direção: George Lucas
Produção: George Lucas (story), George Lucas (earlier screenplay)
Tempo de Duração: 95 min
Ano de Lançamento (EUA): 1971
Elenco:Robert Duvall, Donald Pleasence, Don Pedro Colley, Maggie McOmie, Ian Wolfe, Marshall Efron, Sid Haig, John Pearce, Irene Forrest, Gary Alan Marsh, John Seaton, Eugene I. Stillman, Jack Walsh, Mark Lawhead, Robert Feero


http://www.thx1138movie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário