segunda-feira, 10 de maio de 2010

Princesa Mononoke - Hayao Myiazaki


Sinopse:

Um príncipe é infectado por um deus possuído com um mal que lhe causará a morte se não achar a cura. Para encontrá-la, ele decide viajar para longe e acaba entrando numa batalha entre os deuses animais da floresta, liderados por uma garota chamada Mononoke e por habitantes de uma vila de mineiros, que estão aos poucos acabando com a floresta.

Ficha Técnica:
Titulo Original: Mononoke-hime
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki, Neil Gaiman Gênero: Animação/Aventura/Fantasia
Origem: Japão (1997)
Duração: 134 minutos
IMDb...8.3

Elenco:
Yôji Matsuda...Ashitaka (voz)
Yuriko Ishida...San (voz)
Yûko Tanaka...Eboshi-gozen (voz)
Kaoru Kobayashi...Jiko- (voz)
Masahiko Nishimura...Kouroku (voz)

Um Alerta para a Preservação


O filme Princesa Mononoke não foge às algumas das principais características dos filmes de Hayao: crianças e jovens nos papéis principais, utilização de criaturas mágicas e lendárias e aversão ao combate e à guerra e principalmente uma grande preocupação com a preservação do Meio-Ambiente, este último não só está presente como é o tema principal do filme. Um tema tão comentado hoje em dia é tratado sobre um prisma diferente, utilizando das possibilidades que a animação oferece, com criaturas mágicas e animais gigantes como o Javali e o Lobo, protetores da floresta. A trama se concentra no conflito Homem X Animais, os homens exploram as riquezas, destroem as florestas - a mina de Tatara Ba. No filme, homens e animais de odeiam a tal ponto que a ira dos animais sagrados os transformam em criaturas maléficas (tatari-gami) e os consomem até a morte. Hayao utiliza dois personagens centrais para mostrar que é possível o convívio entre homens e animais, a princesa Mononoke, humana criada por lobos e Ashitaka, o jovem que tenta conciliar as partes.

Mais uma vez Myiasaki utiliza sua técnica como forma de protesto e alerta, utilizando-se de maravilhosas cenas e um mergulho nas lendas que cercam as florestas;


Nenhum comentário:

Postar um comentário