domingo, 2 de maio de 2010

Blow-Up - Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni)



Informações Técnicas:
Direção: Michelangelo Antonioni
Roteiro: Julio Cortázar, Michelangelo Antonioni, Tonino Guerra
Produção: Carlo Ponti
Fotografia: Carlo Di Palma
Trilha Sonora: Herbie Hancock, The Yardbirds
Edição: Frank Clarke
Desenho de Produção / Cenografia: Assheton Gorton
Produção Executiva: Pierre Rouve
Figurino: Jocelyn Rickards
Maquiagem: Paul Rabiger
Gerência de Produção: Donald Toms
Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Peter Bowles, John Castle, Jane Birkin, Gillian Hills, Peggy Moffitt, Ann Norman, Jimmy Page, Veruschka, Ronan O'Casey

Gênero: Drama/Suspense
Origem: Itália/Reino Unido
Duração: 111 minutos
Tipo: Longa-metragem

O filme, um dos mais analisados em toda a história do cinema, não oferece respostas ou conclusões óbvias para sua trama enganosamente simples, nem requer que seu público o faça – é na dinâmica da vida e seu retrato por meio de imagens que se encontra o seu verdadeiro cerne.
Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos.




Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
O fotógrafo fica obcecado ao descobrir um cadáver no fundo de uma foto que ele tirara no parque. Ele decide fazer sua própria investigação e acaba passando por experiências bizarras.
A semiótica é explorada com perfeição neste filme e marcou época por ter sido o primeiro filme a ter um nu frontal.

É retratada a beleza nos enquadramentos magníficos, nos movimentos secos, porém precisos, da câmera, na seqüência em que ele, o Antonioni mestre na arte do cinema, fotografa Thomas fotografando Veruschka (Herself) – dois fotógrafos em um só, ambos em contínua busca pelo enquadramento perfeito e apaixonados por seu ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário