segunda-feira, 3 de maio de 2010

Terceiro Filme do Federico Felline - L'amore in città (1953)



Em 1953, Cesare Zavattini, o mentor do neo-realismo, pediu para cineastas ligados ao movimento que contassem, cada um a seu modo, uma história amorosa em Roma. Assim nascia Amore in Città. No primeiro episódio, O amor que se paga, Carlo Lizzani trata das aventuras e desventuras das prostitutas da capital italiana. Depois, Paraíso por quatro horas, de Dino Risi, aborda uma noite num salão de bailes onde casais de enamorados se formam e romances surgem. Tentativa de Suicídio, de Michelangelo Antonioni, retrata as curiosas histórias de mulheres que tentaram se matar por causas amorosas. Agência matrimonial, de Federico Fellini, um jornalista pesquisa como funciona uma agência de casamentos. A História de Caterina, de Francesco Maselli e Cesare Zavattini, abordam o drama de Caterina, uma mulher desempregada que acaba abandonando seu bebê. Finalmente, Os italianos se viram, de Alberto Lattuada, lindas mulheres atraem os olhares dos romanos, que fazem malabarismos para vê-las. Nessa coletânea neo-realista, é expressivo o fundo sociológico (e antropológico) dos filmes dirigidos pelos cineastas italianos, qu buscam retratar o cotidiano operário e da classe média. Em começo de carreira, Antonioni já demonstrava seu viés existencialista ao abordar o tema do suicídio e Fellini, sua obsessão pelos temas grotescos (quase oníricos) ao abordar o funcionamento de uma agência matrimonial. Como traço comum, encantos e desencantos do mundo burguês em construção da Itália do pós-guerra.

Cena do Filme L'amore in città (1953)




Direção e Elenco

Estrelando: Angela Pierro, Caterina Rigoglioso, Ugo Tognazzi, Antonio Cifariello, Silvia Lillo, Maresa Gallo, Rita Josa, Rosanna Carta, Enrico Pelliccia, Livia Venturini.

Dirigido por: M. Antonioni, F. Fellini, A. Lattuada, C. Lizzani, F. Maselli, D. Risi, C. Zavattini

Vídio Do Filme L'amore in città (1953) - Primeira Parte


O filme reúne seis episódios que variam do drama à comédia, dirigidos por sete dos melhores cineastas italianos de então. As histórias foram retiradas de reportagens de jornais, e alguns trechos contam com a participação dos personagens reais que viveram o fato. o primeiro episódio é L amore che si paga de Carlo Lizzani, sobre prostituição. O segundo é de Michelangelo Antonioni, Tentato suicido , e traz entrevistas com mulheres que sobreviveram a tentativa de suicídio. O episódio de Dino Risi é Paradiso per 4 ore , uma história divertida que se passa num baile chique. Em Un agenzia matrimoniale , Federico Fellini conta a história de um repórter que vai a uma agência de matrimônios e afirma ser um lobisomem, e que acredita que o casamento pode curá-lo. O episódio Storia di Caterina , de Cesara Zavattini e Umberto Maselli, traz a história de uma jovem mãe solteira. Gli italiani si voltano , de Alberto Lattuada, retrata como os homens olham e observam as mulheres.

Vídio Do Filme L'amore in città (1953) - Segunda Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário