domingo, 28 de fevereiro de 2010

BREVE HISTÓRICO: Diretor Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar Caballero
é um cineasta, ator e argumentista espanhol.
Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez banda desenhada, ator de teatroavant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor. Homossexual assumido, seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira sublime.
Seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949
e outras vezes como 1951. A página oficial do cineasta, no entanto, afirma que nasceu na década de 1950.
Prêmios e indicações

Pedro Almodóvar e uma das suas atrizes preferidas, Penélope Cruz.
Foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, por "Fale com Ela" (2002).
Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, por "Fale com Ela" (2002).
Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1999.
Ganhou o BAFTA de Melhor Diretor, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Roteiro Original, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Recebeu três indicações ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, por "Carne Trêmula" (1997), "Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1999.
Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, no Festival de Cannes, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o prêmio do Júri Ecumênico, no Festival de Cannes, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o prêmio Teddy de Melhor Filme de Lançamento, no Festival de Berlim, por "A Lei do Desejo" (1987).
Ganhou em 1988 o prêmio Osella de Ouro, no Festival de Veneza, por seu trabalho como roteirista em "Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos" (1988).
Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Recebeu três indicações ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro, por "Ata-me!" (1990, "De Salto Alto" (1991) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1991 e 1999.
Ganhou um César honorário, em 1999.
Ganhou o Prêmio da Audiência, no European Film Festival, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o Prêmio European Film, no European Film Festival, por "Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos" (1988).
Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Diretor, no Festival de Gramado, por "De Salto Alto" (1991).
Recebeu uma indicação ao Kikito de Ouro de Melhor Filme Ibero-Americano, no Festival de Gramado, por "De Salto Alto" (1991).
Ganhou em 2000 o Prêmio International Filmmaker, no Festival Internacional de Palm Springs.
Ganhou o prêmio FIPRESCI de Filme do Ano, no Festival Internacional de San Sebastián, por seu trabalho em "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o Prêmio Escolha do Público, no Festival Internacional de Toronto, por "Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos" (1988).
Recebeu uma indicação ao Satélite de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, no Festival Golden Satellite, por "Carne Trêmula" (1997).
Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Americano, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o Prêmio Círculo Precolombiano de Ouro, no Festival de Bogotá, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro, por "A Lei do Desejo" (1987).
Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no German Film Awards, por seu trabalho em "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Recebeu uma indicação ao Ariel de Prata de Melhor Filme Latino-Americano, no Festival da Academia do México, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Ganhou o prêmio Internacional Fantasi Film de Melhor Diretor, no Fantasporto, por "Matador" (1986).
Ganhou o Goya de Melhor Diretor, por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).
Recebeu duas indicações ao Goya de Melhor Roteiro Original, por "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário