terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


James Francis Cameron (Kapuskasing, 16 de agosto de 1954) é um premiado a cinasta, produtor e roteirista canadense residente nos Estados Unidos. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia.
Famoso mundialmente por introduzir mulheres como protagonistas nos seus filmes, seus roteiros incluem Michael Biehn, Sigorney Weever, Jenette Goldstein, Bill Paxton, Lance Henriksen e Arnold Shwarzenegger. Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares em True Lies (1954) e mais tarde alcançou mais de 200 milhões de dólares em Titanic (1997).
Cameron, considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especias, dirigiu clássicos da Ficção Científica como Exterminador do Futuro@: Julgamento Final e Allien: O Resgate
É dele a direção dos dois maiores filmes em bilheteria da história do cinema, Titanic e Avatar.
Biografia
James F. Cameron nasceu na província de Ontário, no Canadá, filho de uma enfermeira e de um engenheiro eletricista. Cameron cresceu em Chippawa, atual Niagra Falls, e estudou na Stamford Collegiate. Sua família se mudou para a Califórnia em 1971, o que possibilitou o interesse de Cameron pelo cinema. Durante este período em que vivia na Califórnia, Cameron visitou e frequentou várias vezes os arquivos de filmes da University of Southern Caliufornia. Para a surpresa de muitos, Cameron estudou Filosofia na Universiodade de Toronto em 1973.
Após seus estudos, Cameron passou a trabalhar como caminhoneiro, escrevendo um pouco nas horas vagas. Após assistir StarWars IV: Uma Nova Esperança em !977, Cameron decidiu abandonar a profissão de caminhoneiro para se dedicar inteiramente a indústria Cinematográfica.
Cameron continuou aprendendo novas técnicas de filmagem e começou a inventoar um modelo de uma mini câmera no Roger Corman Studios. Com pouco orçamento, Cameron aprendeu a trabalhar de forma rápida e eficaz e logo produziu seu primeiro filme, Battle Beyonce. Mais tarde trabalhou nos efeitos especiais de Fuga de Nova York.






Filmografia
Como diretor
Xenogenesis (1978) curta-metragem
Piranha II: The Spawning (1981)
The Terminator (1984)
Aliens (1986)
The Abyss (1989)
Terminator 2: Judgement Day (1991)
True Lies (1994)
Titanic (1997)
Avatar (2009) filme em 3-D[1]
Battle Angel (2011) filme em 3-D, (em pré-produção)


Nenhum comentário:

Postar um comentário