segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

David Lynch

David Keith Lynch cineasta, escritor de livros e series ou ate mesmo animações. Seus filmes proporcionam às pessoas reações fortes e emocionantes, pois faz com que cada um crie sua própria compreensão da obra e tire suas próprias conclusões. Suas obras são consideradas insanas, criam um mundo bizzaro e bastante provocante.
Nascido em 20 de janeiro de 1946 na cidade de Missoula (estado de Montana). Tendo o sonho de ser pintor, especializou-se sobre o tema numa academia de arte. Largou o curso mais tarde e partiu para uma viagem à Europa; em busca de inspiração para seu trabalho.De volta ao pais retornou aos estudos, entrando na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, e, em 1967, casou-se e teve dois filhos e uma filha, a também diretora de cinema, Jennifer Chambers Lynch.
Em 1977, Lynch lançou seu primeiro longa-metragem, chamado Eraserhead, o qual demorou cinco anos para ficar pronto, esta não foi muito aclamada pelos críticos. Mas o seu próximo filme, O Homem Elefante (1980), foi muito bem aceito, tendo recebido oito indicações ao Oscar, incluindo a de melhor diretor. Após o sucesso de seu segundo longa, Lynch dirigiu Duna (1984), Veludo Azul (1986 - foto), estrelado por Isabella Rossellini e pelo qual concorreu ao Oscar de melhor diretor, e Coração Selvagem (1990), que lhe rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, além de produzir vários outros curtas. Em 1990, o cineasta marcou sua estréia na televisão com a série Twin Peaks que, dois anos depois, deu origem ao filme Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992).
Em 1997, foi lançado A Estrada Perdida, considerado pela maior parte dos fãs do diretor como o filme mais insano já produzido por ele. Contrariando as expectativas, em 1999, Lynch lançou o longa A História Real que não teve quase nenhum traço bizarro ou estranho.
O cineasta dirigiu Cidade dos Sonhos (2001), filme que revelou a atriz Naomi Watts e rendeu a Lynch o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, além da indicação ao Oscar na categoria melhor diretor e a indicação à Palma de Ouro. O diretor também concorreu à Palma por História Real e Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer.
David Lynch sempre está envolvido em projetos. Nunca parou de produzir curtas e quase sempre cria filmes em animação. A internet também foi um caminho que adotou para divulgar o que cria tendo em seu site pessoal um grande acervo de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário