quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Jorge Furtado


Nome Completo: Jorge Furtado
Natural de: Porto Alegre, RS, Brasil
Nascimento: 09 de Junho de 1959

Atua tanto como diretor e redator, sua formação parcialmente autodidata, cursou medicina, psicologia, jornalismo e artes plásticas, sem concluir nenhum dos cursos.

Começou a carreira profissional no início dos anos 80, na TV Educativa/RS, onde foi repórter, apresentador, editor, roteirista e produtor. Em 1982 foi um dos criadores do programa semanal "Quizumba", que misturava ficção e documentário, com uma linguagem bastante ousada para a televisão pública da época.

De 1984 a 1986 foi diretor do Museu de Comunicação Social de Porto Alegre. No mesmo período, com José Pedro Goulart e Ana Luiza Azevedo, criou a empresa Luz Produções, com a qual realizou seus dois primeiros curtas e também produziu teatro.

A partir de 1990 passou a trabalhar como roteirista para a TV Globo, em geral associado ao núcleo de Guel Arraes, com o qual escreveu e eventualmente dirigiu várias minisséries e dezenas de especiais.

Em 2002 estreou como diretor de longa-metragens com Houve uma vez dois verões. Mas foi com o segundo longa, O homem que copiava, que chegou ao grande público (mais de 600 mil espectadores nos cinemas) e recebeu vários prêmios, inclusive o Grande Prêmio Cinema Brasil, para o melhor filme brasileiro de 2003.
Ministrou vários cursos de roteiro para cinema e televisão, em parceria com seus colegas da Casa de Cinema (1989 e 1990) ou individualmente, no Festival de Inverno de Ouro Preto (1993 e 1995), na Fundação Cultural Banco do Brasil (1997) e na Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, Cuba (1999).


Flávia Abreu


Jorge Furtado: "O cinema está numa sinuca de bico"
Leia a reportagem:


Curiosidades
obs.: As informações foram coletadas através de busca no site de pesquiza Google.

- Jorge Furtado também escreveu roteiro de inúmeros especiais para televisão, como Agosto, A Invenção do Brasil e Comédias da vida privada.

- As primeiras coisas que fez com imagem foram na TVE, onde era Assistente de Produção, pertencente a um grupo de oito estudantes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) que tinham um programa de televisão chamado Quizumba, que era um programa semanal de uma hora e misturava ficção e documentário.

- A partir de 1986 trabalhou com publicidade, tendo dirigido dezenas de comerciais para televisão até 1990.

- Um dos criadores da Casa de Cinema Porto Alegre,da qual é integrante até hoje.

- Foi roteirista em Lisbela e o prisioneiro, de Guel Arraes, Benjamim, de Monique Gardenberg, Dona Cristina perdeu a memória, de Ana Luiza Azevedo, Caramuru: a invenção do Brasil, de Guel Arraes, Tolerância, de Carlos Gerbase, 3 minutos, de Ana Luiza Azevedo e Memória, de Roberto Henkin.

- Seus filmes somam aproximadamente 130 prêmios em festivais do Brasil e exterior, entre eles o Urso de Prata por "Ilha das Flores" no Festival de Berlim 1990.

- Professor do Curso de Roteiro para Cinema e Televisão no Festival de Inverno de Ouro Preto, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1993 e 1995; da Oficina de roteiro para curta-metragem, promovido pela Fundação Cultural Banco do Brasil / Mostra Curta Cinema, Rio de Janeiro, em 1997; do curso de roteiro da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, Cuba em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário