segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Diretor Peter Greenaway

Cineasta, autor e artista multimídia.
Peter Greenaway nasceu no dia 05 de abril de 1942 no País de Gales. Quando criança desejava ser pintor. O que para sua obra foi muito importante, pois isso resultou em características exclusivas em seus filmes.

Na sua juventude passou 3 anos estudando para ser pintor muralista e neste tempo realizou seu primeiro filme, "A morte do sentimento".

A partir de 1965, Peter começou a trabalhar como editor de filmes e depois como diretor. E no período de 15 anos passou a colecionar seus filmes experimentais.

Os filmes de Peter Greenaway são notáveis pela presença de elementos de arte renascentista e barroca, uso de luz natural, compondo cada cena de seus filmes como se fossem pinturas.

Em 1980 realizou seu primeiro longa metragem, "The Falls". Nas décadas de 80 e 90 foi onde produziu suas obras mais famosas.

O interesse por ópera e música levou Greenaway a produzir , em 2005, um espetáculo multimídia em colaboração com o maestro e compositor David Lang e o calígrafo Brody Neuenshwander intitulado "Writing on Water". O espetáculo reuniu, ao vivo, a orquestra London Sinfonietta, o diretor, editando ao vivo as imagens em uma mesa de videomaker, o compositor na regência da orquestra e o calígrafo, todos trabalhando ao vivo simultaneamente, com o produto audiovisual sendo lançado em um telão de grandes dimensões que podia ser apreciado por uma vasta platéia.

Peter recebeu uma nomeação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, por "The Cook, the Thief, His Wife & Her lover" (1989). Ganhou o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festiva de Cannes, por "Drowning by Numbers"(1988).


Suas obras mais famosas:

- 1979: Leed Castle (curta metragem)

- 1989: The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover ( pt: O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amenta dela)

- 1996: The Pillow Book (pt: O livro de Cabeceira)

- 1999: 81/2 Womem (pt: 8 mulheres e 1/2)



fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário