terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Hector Babenco

Hector Eduardo Babenco é um cineasta argentino-brasileiro de ascendência judaico- ucraniana. Nasceu na argentina, em 1948, viveu na Europa entre 1964 e 1968 e radicou-se no Brasil aos 19 anos de idade. Foi em 1969 que ele chegou ao Brasil para se instalar, finalmente, em São Paulo.
É naturalizado brasileiro desde 1977.
Trabalhou como figurante em filmes dos diretores espanhóis Sérgio Corbucci, Giorgio Ferroni e Mário Comus.
Viajou muito e exerceu vários trabalhos (pintor de prédios, lavador de pratos, figurante...)
Em 1981, dirigiu PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO, sobre as crianças abandonadas do Brasil,o filme foi um sucesso mundial e recebeu vários prêmios internacionais.
Com o filme O BEIJO DA MULHER ARANHA (1984), adaptado do romance do escritor argentino Manuel Puig, Hector Babenco trabalhou com parceiros internacionais, um modelo seguido depois por diferentes produções brasileiras. O BEIJO DA MULHER ARANHA também teve quatro indicações ao Oscar daquele ano (melhor filme, melhor diretor, melhor adaptação e melhor ator)
Em 1987, Hector Babenco dirigiu IRONWEED, segundo o romance de William Kennedy (Prêmio Pullitzer),
Em 1990, Babenco dirige AT PLAY AT THE FIELDS OF THE LORD (Brincando nos Campos do Senhor), outra adaptação, desta vez do romance de Peter Mathiessen. O filme foi produzido por Saul Zaentz (VÔO ACIMA DE UM NINHO DE CUCOS, AMADEUS, O PACIENTE INGLÊS). Inteiramente filmado na Amazônia, AT PLAY AT THE FIELDS OF THE LORD foi interpretado por Tom Berenger, Daryl Hannah, Aldann Quinn e Kathy Bates. Enfim, dois anos após ter se submetido a um transplante de medula óssea, para se curar de um câncer do sistema linfático, Babenco dirige CORAÇÃO ILUMINADO, seu sétimo filme, e seu projeto mais pessoal, inspirado em suas lembranças de adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário