sexta-feira, 2 de abril de 2010

2º Filme*** Casa de Areia//Ruy Guerra




Em 1910, o português Vasco leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados, e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver.
Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu, um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.
Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.

Fernanda Montenegro .... D. Maria / Áurea, de 1942 a 1969 / Maria, em 1969
Fernanda Torres .... Áurea, de 1910 a 1919 / Maria, em 1942
Ruy Guerra ....Vasco de Sá
Seu Jorge .... Massu, de 1910 a 1919
Luiz Melodia .... Massu, em 1942
Enrique Diaz .... Luiz, em 1919
Stênio Garcia .... Luiz, em 1942
Emiliano Queiroz .... Chico do Sal
João Acaiabe .... pai de Massu
Camilla Facundes .... Maria, em 1919
Haroldo Costa .... capataz
Jorge Mautner .... cientista
Nelson Jacobina .... cientista

Principais prêmios e indicações


Portal Cinema
Festival Sundance de Cinema 2006 (EUA)
Recebeu o Prêmio Alfred P. Sloan.
Indicado ao Grande Prêmio do Júri na categoria de filme do mundo - drama.

Satellite Award 2006 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor fotografia e melhor roteiro original.

Grande Prêmio Cinema Brasil 2006 (Brasil)
Venceu nas categorias de melhor direção de arte, melhor figurino e melhor maquiagem.
Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor (Andrucha Waddington), melhor atriz (Fernanda Montenegro e Fernanda Torres), melhor ator coadjuvante (Emiliano Queiroz), melhor fotografia, melhor montagem, melhor roteiro original e melhor som).

Camerimage 2006 (Polônia)
Recebeu o Sapo de Bronze na categoria de melhor fotografia.
Indicado ao Sapo de Ouro na categoria de melhor fotografia.
[editar]Curiosidades

Foi a primeira vez que Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha na vida real, contracenaram juntas em um filme.
O filme foi rodado inteiramente nos Lençóis Maranhenses, entre julho e setembro de 2004.
O Ibama apenas autorizou as filmagens nas zonas de amortecimento do parque; as reservas de proteção máxima não foram liberadas.

A saga de Áurea começa em 1910, quando, em busca de um sonho que nunca lhe pertenceu, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, Norte do Brasil. À procura de terras que o marido, Vasco, acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria. Grávida, e inconformada com o destino, a mulher faz de tudo para encontrar uma saída. Mas o tempo vai pouco a pouco transformando essa história embalada por profundos sentimentos, que vão do desespero à plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário