quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Vida é Um Romance ( Alain Resnais )

A vida é um romance (Alain Resnais)

O filme mostra o ideal de um homem louco aos anos 1915 e 1916 e o ideal de alguns educadores em meados dos anos 1980.

Começa – se a historia de um homem que idealizava construir um castelo e colocar para morar dentro dele seus amigos. O modo de vida idealizado por esse homem era a busca constante por felicidade e harmonia. Para se conseguir essa felicidade todos deveriam seguir suas ordens e viver como “ súditos em seu reino”. Sua tirania provocou a morte de muitos e a revolta de sua amada, que acabou fugindo de seu palácio.

Quase 100 anos depois, o mesmo castelo foi ocupado por crianças e educadores em busca de uma harmoniosa educação. Os princípios eram diferentes do primeiro proprietário daquele castelo, mas o fundamento era o mesmo: a busca de harmonia entre todos e a felicidade constante.

Esse é mais um filme do cineasta Alain Resnais onde podemos perceber seu talento no cinema. Mais um filme em que podemos perceber o seu bom gosto pela musica, que é muito bem harmonizada com cada cena. O som ocupa muitas vezes o lugar das falas e ações e nem por isso o filme perde sua qualidade. Um recurso muito usado neste filme foi a iluminação toda histórica contada entre os anos 1915 e 1916 é mostrada com excelente iluminação, o que garante a compreensão de quando muda o tempo de cada cena. Sem contar que, naquela época não existia luz elétrica e toda iluminação era a base de velas e outros recursos. O filme usou os meios primitivos de iluminação sem perder a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário