terça-feira, 6 de abril de 2010

American Graffiti - George Lucas



Fícha técnica:
lançamento: 1973 (EUA)
direção: George Lucas
atores: Richard Dreyfuss , Ron Howard , Paul Le Mat , Charles Martin Smith , Cindy Williams
gênero:Drama
estúdio:Universal Pictures / Lucasfilm Ltd. / The Coppola Company
distribuidora:Universal Pictures
direção: George Lucas
roteiro:George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck
produção:Francis Ford Coppola
fotografia:Jan D'Alquen e Ron Eveslage
direção de arte:Dennis Clark
figurino:Aggie Guerard Rodgers
edição:Verna Fields e Marcia Lucas

Prêmios:
Oscar: Indicação como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Atriz Coadjuvante (Candy Clark) e Melhor Roteiro Adaptado
Globo de Ouro: Vencedor de Melhor Filme Musical/Comédia e Melhor Ator Revelação (Paul Le Mat) - indicado como Melhor Diretor e Melhor Ator Musical/Comédia (Richard Dreyfuss)
Festival de Locano (1973): Leopardo de Ouro de Melhor Filme
Associação dos Críticos de Nova York (1973): Vencedor de Melhor Roteiro


Em 1962, na pequena cidade de Modesto, os jovens Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) passam sua última noite de verão antes de irem para a universidade, no leste. Nesta noite agitada vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo. Laurie (Cindy Williams), irmã de Curt e namorada de Steve, briga com ele e acaba saindo de carro com o forasteiro Bob Falfa (Harrison Ford), que depois disputa um racha. O desajeitado Teddy (Charles Martin Smith) pega emprestado o carro de Steve e consegue conquistar a destrambelhada Debbie (Candy Clark), enquanto Curt se junta à gangue dos Faraós e pratica pequenos crimes.

Embora seje um filme que retrate uma " noitada" dos jovens da época, hoje essa categoria de filmes já não interessam tanto, devido a enorme quantidade de filmes da mesma categoria, porém na época foi um filme polêmico e muito visto, ele retatava a juventude que ainda não havia seido mostrada nos filmes e usou músicas da época com um enorve valor para a geração retratada, as situações do cotidiano da juventude, seus problemas, dúvidas, emoções e os grupos de amigos, tudo isso caracterizado no filme da maneira mas simples e ao mesmo tempo grandiosa para a época.

Uma curiosidade sobre o filme é que o número da placa do carro do personagem "John Milner" é THX-138; trata-se de uma referência a THX 1138, o filme de estréia de George Lucas como diretor e que teve Robert Duvall como astro e devido ao sucesso o filme teve uma sequência ,"More American Graffiti", realizado em 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário