segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quilombo – Carlos Diegues


Quilombo é um filme de co-produção brasileira e francesa de 1984, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues.
O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas.

RESUMO:
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos depois, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

CARACTERÍSTICAS:

Quilombo é um filme épico, que no sentido cinematográfico, é um gênero que retrata contos de grandes heróis, onde todo seu centro se baseia em apenas um personagem principal ou de um povo, no caso tudo se baseia na nação escrava . Conta tipicamente com grande produção e temas dramáticos.
Como todo autor épico, neste filme cacá diegues preocupa-se menos em expressar os seus estados de alma do que um poeta lírico. Seu alvo é a criação de um mundo que se pareça – em maior ou menor escala – com a realidade concreta. Ao criar uma história protagonizada por várias personagens, o autor é obrigado a construí-las com um mínimo de diversidade e objetividade, sob pena de transformá-las em projeções repetitivas e fantasmagóricas de sua própria interioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário