domingo, 4 de abril de 2010

História Real de David Lynch



http://http://www.youtube.com/watch?v=8OnsVDKjhpc&feature=player_embedded

Título original: The Straight Story
País: EUA / França / Reino Unido
Ano: 1999
Diretor: David Lynch
Roteiro: John Roach e Mary Sweeney
Gênero: Aventura / Biografia / Comédia / Drama
Elenco: Sissy Spacek, Jane Galloway Heitz, Joseph A. Carpenter, Donald Wiegert, Richard Farnsworth, Tracey Maloney, Dan Flannery, Jennifer Edwards-Hughes, Ed Grennan, Jack Walsh, entre outros
Duração: 112 minutos.

O filme, chamado de “odisséia moderna” quando foi lançado em 1999,tratar-se de uma história real que comoveu os EUA, em 1994. com traços da historia de Forrest Gump. Assim como Forrest em sua viagem a pé, o velhinho Alvin, protagonista da obra, também encontrou pessoas desconhecidas com diferentes historias em seu longo caminho. O diretor David Lynch filmou “História real” exatamente na mesma estrada percorrida por Alvin, em 94.

Alvin Straight, 70 e tantos anos, com problemas de vista e de coração, não fala com o irmão há dez anos. Quando o irmão sofre um grave derrame, Alvin decide que é hora de visitá-lo e fazer as pazes. Ele teve a idéia de adaptar seu cortador de grama e cair na estrada porque não confiava no transporte público e não podia dirigir porque tinha a carteira de motorista vencida devido à saúde debilitada. Com destino a cidade de Laurens, no Estado de Iowa, até Mount Zion, em Wisconsin, são 916 quilômetros, pouco mais do que a distância entre São Paulo e Vitória, no Espírito Santo. . A partir daí, Alvin vai encontrar vários personagens - alguns até com traços Lynchianos -, que irão ajudá-lo durante sua viagem.

Durante todo o filme, a velhice é associada à sabedoria e à fragilidade. Auxiliado por uma fotografia fabulosa (que proporciona imagens maravilhosas) e trilha sonora emocionante de Angelo Badalamenti.

A viagem de reconciliação é o centro da história. E ela tem de ser assim: lenta, difícil, solitária, saboreada metro por metro, na mudança de relevos, odores e cores. No longo percurso que dura seis semanas, as paisagens interiores do velho Alvin também são transformadas, nos encontros que trava ao longo do caminho e que provocam profundas reflexões em si mesmo e nos outros.

“História real” é um verdadeiro tratado sobre temas delicados, como culpa e perdão, tempos perdidos e reconquistados, a longa e frágil viagem da vida. A historia e uma tematica real como Chapplin costumava associar a seus filmes, nos leva a uma profunda reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário