segunda-feira, 5 de abril de 2010

EDUARDO COUTINHO - EDIFÍCIO MASTER


Título original: Edifício Master
Gênero: Documentário
Duração: 110 min.
Lançamento (Brasil): 2002
Estúdio: Videofilmes
Distribuição: Riofilme
Direção: Eduardo Coutinho
Produção: Maurício Andrade Ramos e João Moreira Salles
Fotografia: Jacques Cheuiche
Desenho de produção: Beth Formagini
Edição: Jordana Berg
Elenco: Moradores do Edifício Master
Premiações: Melhor Documentário, no Festival de Gramado.

Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

No decorrer do filme Coutinho se mostra um entrevistador sensível, faz perguntas de maneira suave, sem pressa, deixa as pessoas a vontade, quase não interfe em suas falas.Dentre as histórias contadas, diversos problemas sociais são apontados como o desemprego, à gravidez na adolescência, a prostituição, a violência, o aborto, o suicido, os conflitos no casamento, e os recursos utilizados para fugir da solidão, como a música, os namoros e a escrita.
Os corredores vazios e opacos são complementados pelos sofrimentos e obstáculos vivenciados por cada morador. As janelas são lembranças de alguns atos cometidos, outros não realizados devido a opção pela vida, sejam para pagar as contas ou ter a esperança de uma vida melhor.

O depoimento da moradora Daniela foi pra mim o mais tocante. Uma professora de inglês com fobia social, que mora com três gatinhas de estimação. É impressionante ver a sinceridade da sua fala, que traduz a sua angústia mas ao mesmo tempo é firme e segura. É um filme com poucos movimentos de câmera, e quase nenhuma trilha sonora, mas que prende e faz refletir sobre o que acontece ao nosso redor.

Depoimento da Daniela

http://www.youtube.com/watch?v=ZiliEczisXk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário