segunda-feira, 8 de março de 2010

Alejandro Amenábar


Alejandro Amenábar


País de Nascimento: Chile
Profissão: Diretor
Filmografia na Confraria de Cinema:
Mar adentro (2004) (Direção), Mar adentro(2004) (Roteiro), Vanilla sky(2001) (Roteiro), Os Outros (2001) (Direção), Os Outros (2001) (Roteiro)
Globo de Ouro 2005 premiaram novatos e veteranos (Janeiro de 2005), Salles e Almodóvar saem de mãos vazia do European Film Awards (Dezembro de 2004), 49 longas disputam indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro (Outubro de 2004), Mike Leigh leva o Leão de Ouro (Setembro de 2004).

Mar adentro
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “
Mar Adentro” é um grande trabalho do diretor Alejandro Amenábar (“Os Outros”). O filme conta a história real de Ramón Sam Pedro, um homem paralisado que vive seus dias na cama, sob os cuidados da família. Durante trinta anos ele lutou pelo direito de terminar sua vida de forma digna, ajudado por sua advogada Julia. A outra mulher na vida de Ramón é Rosa, que quer ajudá-lo a recuperar o gosto pela vida, na esperança de que o ajudando ela será capaz de ajudar a si mesma a reestruturar sua vida.






Vanilla Sky
Louco, surreal, espanhol. Normalmente essas características seriam sinônimos de Pedro Almodóvar, talvez o mais bem sucedido diretor espanhol de todos os tempos. Mas parece que ele encontrou seu concorrente em “Abre los Ojos”, de
Alejandro Amenábar (diretor do ótimo “Os Outros”).“Vanilla Sky” segue o sucesso do filme original de Alejandro Amenábar como uma versão hollywoodiana de "Abre los Ojos". Tom Cruise lidera a produção, que teve supervisão do diretor espanhol (os dois já haviam trabalhado juntos em “Os Outros”) para que o mínimo do filme original fosse perdido.

Os Outros
Ao escrever a crítica de “
Ecos do Além”, escrevi que aquele era só mais um primo pobre de “O Sexto Sentido”. Agora, se fosse para relacionar “Os Outros” com “O Sexto Sentido”, diria que “Os Outros” seria um parente rico de “O Sexto Sentido”. Esta relação entre estes três filmes é bastante cabível já que em um contexto geral todos têm personagens que vêm pessoas mortas. A grande vantagem de “Os Outros” é que ele tem personalidade, não é só mais um plágio na história do cinema. E seu problema (ou seria azar) foi ter sido feito depois de “O Sexto Sentido”, já que nos leva a concluir: "É bom, mas eu já vi isso em ‘Sexto Sentido’".


Fonte: www.cinemacafri.com/.../alejandro.../alejandro_amenabar.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário