Gênero: Drama
Tempo: 98 min
Lançamento DVD: Fev de 2007
Estrelando:
Ralph Fiennes, Bradley Hall, Miranda Richardson, Gabriel Byrne, Lynn Redgrave, John Neville.
Dirigido por: David Cronenberg
Produzido por: Catherine Bailey, Samue Hadida
O filme começa com a chegada de Dennis Cleg, conhecido como Spider, numa estação inglesa dizendo palavras incompreensíveis. Quase é possível sentir o cheiro de suor, mofo e umidade trazido a dias debaixo de toda aquela roupa. Cronenberg consegue provocar sensações físicas através do poder de suas imagens.
O esquizofrênico Cleg acabou de sair de um manicômio e vai se hospedar em uma casa de repouso. A partir daí ele reconstitui obsessivamente o trauma que o teria levado à internação. Ainda na infância, seu pai teria matado sua mãe para trocá-la por uma prostituta. Aos poucos, porém, Dennis percebe que nada é o que parece.
No desenrolar da história, o telespectador começa a ver os acontecimentos sob o olhar de Spider. Vários flashbacks trazem imagens de sua infância e da convivência com seus pais. Os vários momentos vivenciados por ele começam a se organizar em sua cabeça formando uma teia de lembranças.
A história ilustra um caso clássico de trauma edipiano onde Spider quando garoto testemunha os pais em situação sexual e projeta, a partir daí, uma estratégia de vingança. Ao ver essa cena de sexo entre o casal, o filho acredita que a mulher que está ali não é sua mãe e sim uma prostituta. David Cronenberg lança o desafio do poder que uma imagem tem em nossa mente. Spider foi baseado no livro de Patrick McGrath, “Uma viagem de corpo e alma”.
Foram utilizados tons de marrom, meio desbotados, sugerindo imagens da Inglaterra típica dos anos 60. O diretor explora em seus filmes a dualidade corpo/mente e o estudo da condição humana. Além da análise de uma mente humana perturbada e torcida.
O melhor do filme é que apesar dos delírios de Spider, nós espectadores, acreditamos e julgamos os fatos como se fosse a realidade. Esse é o mérito de Cronenberg, consegue fazer com que o delírio do personagem se torne uma realidade para os espectadores que só mais tarde conseguirão distinguir o real do imaginário.
Cena do filme
O esquizofrênico Cleg acabou de sair de um manicômio e vai se hospedar em uma casa de repouso. A partir daí ele reconstitui obsessivamente o trauma que o teria levado à internação. Ainda na infância, seu pai teria matado sua mãe para trocá-la por uma prostituta. Aos poucos, porém, Dennis percebe que nada é o que parece.
No desenrolar da história, o telespectador começa a ver os acontecimentos sob o olhar de Spider. Vários flashbacks trazem imagens de sua infância e da convivência com seus pais. Os vários momentos vivenciados por ele começam a se organizar em sua cabeça formando uma teia de lembranças.
A história ilustra um caso clássico de trauma edipiano onde Spider quando garoto testemunha os pais em situação sexual e projeta, a partir daí, uma estratégia de vingança. Ao ver essa cena de sexo entre o casal, o filho acredita que a mulher que está ali não é sua mãe e sim uma prostituta. David Cronenberg lança o desafio do poder que uma imagem tem em nossa mente. Spider foi baseado no livro de Patrick McGrath, “Uma viagem de corpo e alma”.
Foram utilizados tons de marrom, meio desbotados, sugerindo imagens da Inglaterra típica dos anos 60. O diretor explora em seus filmes a dualidade corpo/mente e o estudo da condição humana. Além da análise de uma mente humana perturbada e torcida.
O melhor do filme é que apesar dos delírios de Spider, nós espectadores, acreditamos e julgamos os fatos como se fosse a realidade. Esse é o mérito de Cronenberg, consegue fazer com que o delírio do personagem se torne uma realidade para os espectadores que só mais tarde conseguirão distinguir o real do imaginário.
Cena do filme
Trailler
Conclusão
O diretor canadense se dedica a documentar a fusão entre corpo e tecnologia, buscando traduzir em imagens a confusão entre realidade e ficção. Retrata a realidade depressiva e trágica em que vivem seus personagens. Os protagonistas de seus filmes são personagens atormentados, doentes, que na maioria das vezes acreditam ser vítimas de acontecimentos externos quando o problema está dentro deles mesmos.
O diretor canadense se dedica a documentar a fusão entre corpo e tecnologia, buscando traduzir em imagens a confusão entre realidade e ficção. Retrata a realidade depressiva e trágica em que vivem seus personagens. Os protagonistas de seus filmes são personagens atormentados, doentes, que na maioria das vezes acreditam ser vítimas de acontecimentos externos quando o problema está dentro deles mesmos.
Bibliografia
http://psicopatologiafundamental.org/pos_dr/pos_dr_novaes_mariluci.pdf
http://74.125.113.132/search?q=cache:Px1fLkvjMFkJ:dissenso.wordpress.com/2008/04/23/os-dois-lados-da-moeda-humana-em-cronenberg/+analise+do+filme+spider+desafie+sua+mente&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://74.125.113.132/search?q=cache:sDXmgT4vo5MJ:veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/gra_bretanha/literatura.html+analise+do+filme+spider+desafie+sua+mente&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://74.125.113.132/search?q=cache:yDJb0MhcM_4J:www.usp.br/agen/bols/2004/rede1426.htm+analise+do+filme+spider+desafie+sua+mente&cd=12&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://64.233.163.132/search?q=cache:6xM4Fc52kBAJ:www.horrortv.it/spider.htm+analise+do+filme+spider+de+David+Cronenberg&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://74.125.113.132/search?q=cache:COxoeseYYx0J:www.zetafilmes.com.br/interview/cronenberg.asp%3Fpag%3Dcronenberg+filme+spider+usa+cores+frias&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://74.125.113.132/search?q=cache:cZuxYLVtJ_oJ:gracc-ucsal.blogspot.com/2007/03/spider.html+analise+do+filme+spider+e+do+diretor+David+Cronenberg&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
ótima análise. parabéns.
ResponderExcluirAdorei sua análise, difícil encontrar discursos tão bem elaborados e fundamentados. Parabéns! Com certeza visitarei mais vezes este site.
ResponderExcluir