segunda-feira, 15 de março de 2010

Francis Ford Coppola

Quando um repórter perguntou a Coppola qual o atributo mais importante de um cineasta, a resposta foi simples: "Coragem. Coragem quanto a seus instintos e suas idéias, porque senão você simplesmente se submete e muda. E as coisas que podem se tornar memoráveis estarão perdidas"

Francis Ford Coppola nasceu em Detroit, em 1939, mas foi criado no bairro do Queens, em Nova York. Naquela cidade, em 1955, ingressou na Hofstra University, onde cursou cinema. Mudou-se depois par Los Angeles, , indo estudar na Universidade da Califórnia (UCLA). Nessa época, foi assistente do famoso diretor Roger Corman, numa série de filmes de baixo orçamento. Em 1963, dirigiu sua primeira fita, "Dementia 13". No mesmo ano, casou-se com Eleanor Coppola, com quem teria quatro filhos.

  • Nos anos seguintes,colaborou em vários roteiros, inclusive na adaptação de um texto do dramaturgo Tennessee Williams. Em 1969 Coppola e George Lucas criaram a produtora indepedente American Zoetrope.
  • Em 1970, o reteiro adaptado de Coppola para o filme "Patton" foi indicado ao Oscar.
  • O primeiro filme realizado pela Zoetrope foi "THX 1138" produzido por Coppola e dirigido por Lucas, em 1971. No ano seguinte, Coppola dirigiu "O Poderoso Chefão" (The Godfather), que lhe valeu um indicação par ao Oscar de melhor diretor.
  • Em 1973 produziu outro filme de George Lucas "Loucuras de Verão", um grande sucesso, indicado para 5 Oscars.
  • Em 1974m depois de ter escrito o roteiro para "O Grande Gatsby" (The Great Gatsby), dirigiu "A Conversação" (The Conversation" que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No mesmo ano estreou "O Poderoso Chefão II" (The Godfather: Part II), que conquistou seis Oscars.
  • Em 1979 Coppola realizou seu projeto mais ambicioso: "Apocalypse Now", uma adaptação de "O Coração das Trevas", o romance clássico de Joseph Conrad ambientado na Guerra do Vietnã. Com esse filme, consegiu a Palma de Ouro em Cannes.
  • Além de roteirista e diretor, Coppola fez carreira como produtor executivo de vários filmes.
  • Na década de 1980, Coppola dirigiu dieversos filmes de sucesso, como "O Fundo do Coração" (One from the Heart), "Vidas sem Rumo" (The Outsiders), "O Selvagem da Motocicleta" (Rumble Fish), e "Cotton Club".
  • O "Poderoso Chefão III" estreou em 1990 e foi outro grande sucesso de bilheteria. Entre os filmes mas recentes estão "Drácula de Bram Stoker" de 1992, O Homem Que Fazia Chover" (The Rainmaker) de 1997, "Supernova" de 2000, e "Tetro" de 2009.
  • Francis Ford Coppola contiuna sendo uma dos mais atuantes diretores e produtores de cinema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário