segunda-feira, 15 de março de 2010

Antichrist - Lars von Trier


Antichrist

O filme conta à história de um casal que aparentemente viviam felizes e tinham um filho de aproximadamente três anos. A história conta que o menino em um momento de prazer de seus pais acorda, se levanta, anda pela casa e acaba caindo pela janela da casa em que morava e morre. Os pais passam por um difícil luto, onde a mãe cai em uma estranha depressão que só é saciada ou distraída praticando sexo com seu marido que é um analista. Ao ver a situação de sua esposa, ele resolve tratá-la como sua paciente e curá-la dessa situação que parecia não ter fim. Apoiado em técnicas de hipnose e psicanálise, o terapeuta tenta convencer sua mulher de que os medos são produtos de sua imaginação e que, uma vez expostos e identificados, serão facilmente vencidos. Árvores retorcidas com galhos que lembram chifres, filhotes de animais mortos e sons de gelar a espinha compõem o cenário perfeito para ilustrar a tese do diretor de que "a natureza é a igreja de Satanás".
Não se trata da natureza em seu sentido mais geral, entretanto. A fonte de todo o mal que transborda de "Antichrist" está na natureza humana, mais especificamente - como já apontavam os detratores da bruxaria do passado - nos mistérios do sexo feminino.
Durante seus estudos e consultas, ele resolveu descrever os medos que sua esposa-paciente tinha para tentar evitá-los, com isso ele descobriu que ela tinha medo do Jardim do Éden uma floresta com uma ponte, um buraco e uma casa velha onde tinha passado uns dias com seu filho antes de sua morte. Para vencer o medo que ela tinha ele então entra em uma aventura que se torna seu maior pesadelo. Sua esposa estava escrevendo uma tese sobre um tipo de religião satânica que envolvia uma história e bruxaria. Ela perde o controle e o filme se torna uma mistura de Medo + Sexo + Terror + Ejaculação de sangue + Mutilação de membros = “Antichrist”.

As características mais marcantes do filme é a presença de dois personagens principais que se entrosam durante todo o filme, a presença de efeitos em preto e branco, muitos momentos em câmera lenta para instigar e desenvolver nosso poder de percepção. A filmagem em muitas vezes parece ser feita por câmeras de mão, onde percebemos alguns balanços e momentos de foco e desfoque e uma escolha de sons muito característicos que impõem o medo.
A reação de nós expéctadores é a mesma dos jornalistas que assistiram o festival de Cannes, onde a reaçao foi cair na gargalhada de medo e aflição com o pavor que as cenas trazizm.

http://www.youtube.com/watch?v=mCtSQvO0L-s

Pesquisa:
papelpop.com/filme-de-terror-do-lars-von-trier-antichrist-causa-polemica-em-cannes/ -”.
g1.globo.com/.../0,,MUL1129300-7086,00.html
papelpop.com/filme-de-terror-do-lars-von-trier-antichrist-causa-polemica-em-cannes/ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário