domingo, 14 de março de 2010

Comentário sobre o filme Carandiru dirigido por Hector Babenco

O filme carandiru apesenta uma história baseada em fatos reais e no livro escrito pelo médico Drauzio Varella.
Naquele presidio estão individuos que cometeram crimes que ainda não foram julgados e nem condenados. A Aids está presente na vida daqueles presos que facilitam a transmissão da doença através de seringas compartilhadas e a promiscuidade presente dentro do presídio.
Testes de Aids são feitos dentro do presídio por um médico que se propõe a ajudar aquelas pessoas que apesar de terem cometido crimes compartilham alguma solidariedade,continuam tendo reações como dor por exemplo e demonstram uma grande vontade de viver.
Os personagens possuem características bastante parecidas pois fazem parte na maioria da mesma classe social e estão na mesma situação de vida precária,com violência constante, superlotação nas celas,prostituição e dividas de drogas,o médico que é um personagem diferenciado passa a ter contato com um mundo super diferente do seu e ele triste e cabisbaixo ao sair do carandiru narra o que ele viu(locução em off).
Um dos personagens mata o tempo no presidio fazendo balões de papel e Rodrigo Santoro representa um homossexual cômico que chega até a se casar vestido de noiva.
No Carandiru quase tudo é possível até barba feita com navalha acontece lá dentro.
Para treinamento dos personagens foram contratados treinador de tiro,professor de artes marciais,entre outros profissionais necessitados para que tudo parecesse real.
Foram feitos contrastes de cor nas filmagens feitas fora do presidio para quebrar a monotomia do cinza e o caqui e o clima sombrio que era provocado também pelas cores do Carandiru.
Um grande número de figurantes fazem parte do elenco do filme,pessoas de baixa classe social.
Carandiru causou impacto por mostrar uma realidade desconhecida por muitos e temida por muitos também,personagens intensos,sofridos,mas que continuavam a cometer graves erros,interpretados por grandes atores,um roteiro fantástico e especialmente dramático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário