segunda-feira, 15 de março de 2010

"Nightwatching"


Ano 2007


Filme escrito e dirigido por Peter Greenaway fala sobre o pintor holandês Rembrandt Van Rijn e nas usas imagens mais famosas.

O longa-metragem Nightwatching concentra-se no ano de 1642, é a prova de uma conspiração perigosa contida na pintura do Nightwatch que espelha a sociedade de Amsterdam, no centro da Idade do Ouro.

O Filme fez parte de um projeto que inclui ainda uma ópera, uma exposição e uma re-apresentação da pintura do Nightwatch. Tudo em comemoração ao centenário de Rembrandt. Primeiro, pode-se dizer que o filme não constitui, em momento algum, uma biografia de Rembrandt. O personagem existe e é o protagonista, mas não há desejo algum de fidelidade na reconstrução de fatos, na cronologia ou mesmo na caracterização da personalidade do pintor. Contra a maioria dos "filmes biográficos" que ressaltam o caráter genial do artista (e mostra que sua obra é fruto de uma grande paixão pessoal por este), Greenaway não mostra qualquer afeição particular por Rembrandt, e a escolha deste parece um tanto aleatória, como se o diretor pudesse ter usado qualquer outro pintor. A intenção era unicamente de discutir a arte, e para isso um objeto foi pego como exemplo.

A Ronda Noturna de Greenaway enfim, tem pouco haver com a Ronda Noturna de Rembrandt.

O diretor mostra como pegar uma obra de origem e utilizar desta justamente para criar um filme pessoal e investigador.

Nightwatching marca o diálogo de artistas que se enfrentam de igual para igual, ressaltando e constratando as diferenças entre pontos de vistas, épocas e formas de arte diferentes.

Peter Greenaway é um pioneiro na combinação de cinema, arte e tecnologia. Em suas exposições famosas cria novos mundos de imagens interativas que se movem para contar histórias por trás dos objetos em exposição.

Um dos grandes aspectos criativos de exposições de Greenaway é o uso de luz.

Greenaway, paixão pela pintura e as novas tecnologias na arte, combinado com a sua aclamação internacional estabelecida como um realizador original tornou esse projeto uma criativa e inovadora experiência para um público amplo e diversificado. Sempre apaixonado pelas artes plásticas, praticamente todos seus filmes estão relacionados direta ou indiretamente com esse outro universo das artes.


Veja um trecho do filme em: http://www.youtube.com/watch?v=fKeJ5bbgPyE

Nenhum comentário:

Postar um comentário