terça-feira, 16 de março de 2010

A Cor Púrpura - Steven Spielberg

A Cor Púrpura
Titulo original: (The Color Purple)
Lançamento: 1985 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, Willard E. Pugh
Duração: 156 min.
Gênero: Drama

Recomenda-se um lenço mesmo para aqueles que já assistiram se acaso um dia forem assistirem novamente. Apesar do objetivo em si não ser fazer você chorar, mas refletir sobre questões que servem para serem refletidas nos dias de hoje é simplesmente brilhante esse filme, uma adaptação da linguagem verbal para o audiovisual sem perder a riqueza da obra escrita. Apesar de não ter lido o livro “A cor Púrpura” de Alice Waker, acredito que Spielberg teve a maestria de saber adaptar tanta riqueza que se tem no livro.
O filme retrata nos anos de 1909 na Georgia USA, em uma pequena cidade onde vivia duas irmãs negras sendo elas Celie (Whoopi Goldberg) e Nettie (Akosua Busia) elas moravam com seu pai, que molestava Celie que teve dois filhos, e por aí vai...

Steven Spielberg consegue contar em detalhes mostrando em cenas signos o que virá em sequência a cada cena ou capítulo, além de ter uma trilha que está em quase 90% do filme, quase que o filme se torna um musical, pois em uma parte do filme onde Celie lendo as cartas de sua irmã, nessa fase Celie ia lendo e diante a situação, Spielberg o melhor com a ajuda do produtor musical Quince Jones, cria um paralelo musical entre a áfrica e a America de dois povos distintos, acabando criando uma característica semelhante a tribos africanas aos trabalhadores negros que trabalhavam naquela época.

A Cor Púrpura é um filme de extrema sensibilidade e sinceridade, não é a toa que recomendei a cima um bom lenço, acho que é um filme que deveria se passar nos dias de hoje, pois por as vezes, chocante! Impressiona a maneira com que nos envolvemos nesta bonita história de amor, afeto, carinho e compaixão. Pessoas fazendo coisas por outras, sem querer receber algo em troca, apenas a felicidade. Um filme pra ser visto por qualquer geração.

Principais prêmios e indicações

Oscar 1986 (EUA)

* Recebeu onze indicações nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Whoopi Goldberg), melhor atriz coadjuvante (Oprah Winfrey e Margaret Avery), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor trilha sonora, melhor canção original (Miss Celie's Blues) e melhor roteiro adaptado, mas não levou nenhum prêmio.

Globo de Ouro 1986 (EUA)

* Venceu na categoria de melhor atriz - drama (Whoopi Goldberg).
* Indicado em outras quatro categorias: melhor filme - drama, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante (Oprah Winfrey) e melhor trilha sonora.

BAFTA 1987 (Reino Unido)

* Recebeu uma indicação na categoria de melhor roteiro adaptado.

Filmreel-icon.svg A Wikipédia possui o portal:
Portal Cinema

Academia Japonesa de Cinema 1987 (Japão)

* Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

Writers Guild of America 1986 (EUA)

* Indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.

National Board of Review 1985 (EUA)

* Venceu na categoria de melhor filme em língua inglesa e melhor atriz (Whoopi Goldberg).

[editar] Curiosidades

* Foi a estréia de Oprah Winfrey no cinema.
* A cantora Tina Turner chegou a ser convidada para interpretar a personagem Shug Avery, mas recusou o papel.
* Foi o primeiro filme de Steven Spielberg que não contou com a trilha sonora de John Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário