segunda-feira, 15 de março de 2010

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR - Billy Wilder


(Some Like It Hot, 1959)

FICHA TÉCNICA

Diretor: Billy Wilder
Elenco: Tony Curtis, Jack Lemmon, Marilyn Monroe, George Raft, Pat O'Brien, Tom Kennedy, Marian Collier.
Produção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder, I.A.L. Diamond
Fotografia: Charles B. Lang
Trilha Sonora: Adolph Deutsch
Duração: 120 min.
Ano: 1959
País: EUA
Gênero: Comédia / Romance
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Não definidaEstúdio: United Artists / Mirisch Company

Sinopse

O filme acontece em 1929, Joe e Jerry, dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a vocalista e garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami


Quando Mais Quente Melhor é uma comédia brilhante que, com cenas divertidíssimas e situações inusitadas que mesmo com o passar do tempo, continua proporcionando um grande entretenimento. É o típico filme que possui cenas tão originais e divertidas que acaba servindo de modelo para outras produções do mesmo gênero. É uma obra indispensável que apresenta o que poucos filmes possuem: a combinação de um roteiro inteligente, um elenco em perfeita sintonia e direção genial.




O longa conta com um elenco de estrelas que esbanjavam prestígio na época em que foi filmado. Marilyn Monroe, Jack Lemmon e Tony Curtis nos papéis principais. Apesar de não ostentar uma imagem tão marcante de Monroe como aquela reverenciada pelo cinema em que a musa tenta deter o balanço sensual de seu vestido em “O Pecado Mora ao Lado” (1955) , o filme em questão obteve o mérito de ser um dos melhores filmes de comédia da história do cinema, atemporalidade é a palavra que o define melhor, é incrível como seu teor cômico não se perdeu ao passar dos anos.



Rever Marilyn Monroe no auge da beleza, sucesso e vocação de comediante ao interpretar de forma a divertir os expectadores enquanto a sua vida representava um turbilhão de emoções fora das telas, o que poucos anos depois provocou sua precoce morte em 5 de Agosto de 1962. Seu lindo sorriso nos filmes não transmitia a melancolia inerente em Marilyn, porém, sua carreira já começava a dar sinais de perigo com o aumento gradativo de sua depressão. Wilder comentava que o papel de Sugar Kane era o mais fraco no filme e o problema foi resolvido com a escolha do elenco ele foi o cineasta que melhor soube filmar Marilyn.


Marilyn Monroe


Idade: 36 anos

Nascimento: 01/06/1926
Falecimento: 05/08/1962
País de nascimento: Estados Unidos
Local de nascimento: Los Angeles, California



Billy Wilder foi inovador na forma como conduziu o filme, durante os 25 minutos que o filme se passa em um trem faz com que o quem assiste se sinta junto com os personagens. Além disso, nas cenas em que Tony Curtis conquista Marilyn, Wilder cria situações de humor sem nem precisar de falas, como a quebra do "clima romântico de fim de encontro" entre os dois com o personagem de Curtis escalando o hotel para chegar em seu quarto sem que ela perceba. Ao misturar os gêneros drama e comédia romântica, o diretor acertou, já que ele alterna entre suspense e comédia, sem nunca deixar o filme confuso.


Este é um dos exemplos de filmes que transcendem sua época e se tornam inesquecíveis no pensamento de quem o assistiu e eterno na lista de obras reconhecidas como arte na história do cinema. Com um conjunto de atores que brilharam nas telas e incluindo a direção de um homem com uma trajetória de vida que é mais que uma lição ao sofrer os danos da Segunda Guerra Mundial, e a teoria se repete a dor transformada em arte.

Um comentário: