segunda-feira, 15 de março de 2010

Análise do Filme: O Encouraçado de Potemki do Diretor Sergi Einstein

O filme o Encouraçado de Potemki, é uma obra espetacular produzida e esquematizada em 1925 pelo diretor russo Serguei Einstein, e reconhecida internacionalmente pela academia de artes de Bruxelas, por volta de 1958. O filme conta uma história em fatos reais do maior navio de guerra da armada imperial russa. O filme parte de um fato histórico de 1905- Rebelião de Marinheiros de Navios de Guerra- para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções sociais. Estando no navio de guerra os marinheiros cansados de serem maltratados, comendo carnes estragadas pensando que ela estava perfeita. Alguns marinheiros se recusam a comer e, então os oficiais ordenam a execução dos “desertores”. A tensão aumenta e a situação perde o controle.
O filme é dividido em cinco partes provocando situação onde todos os pormenores apresentam um significado a ser percebido e aprendido, isto se deve as habilidosas técnicas que Serguei utiliza de montagem impressionante entre o tempo-espaço, transcrevendo idéias complexas ideológicas e muito profundas. Cujas técnicas de montagem são inspiradas e baseadas nos ideogramas orientais, de forma que duas imagens aparentemente díspares criam um impacto, e o sentido a que se quer chegar.
A quarta parte do filme a clássica cena da escadaria de Odessa mostram as cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda de Czar hierarquia social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, e o carrinho do bebê descendo escada abaixo são cenas marcantes da história do cinema. Einstein revolucionou o mundo cinematográfico e efeitos especiais, dando base e exemplo nos dias atuais. O filme também teve originalmente uma partitura especial concebida pelo compositor Edmund Meisel, que trabalhou em colaboração com Serguei. Com o passar dos tempos o filme foi recebendo diversos acompanhamentos musicais, uma das versões mais conhecidas apresenta-o ilustrado pela Sinfonia de Dimitri Chostakovitch. Em 2005 o filme ganhou uma versão sonorizada pela dupla britânica, Pet Shop Boys em colaboração coma orquestra sinfônica de Dresden- Está versão foi apresentada pela primeira vez ao ar livre na Trafulgar Square, de Londres. Em uma das cenas o filme Os Intocáveis, de Brian de Palma (1987), faz referência à cena da escadaria de o Encouraçado de Potemki. O filme tanto no sentido de escrever fatos da história Soviética e também por se tornar uma obra para o cinema o filme vai muito mais além pois ele envolve todo um movimento do país. E associando este contexto pode ser compreendido como uma parte para a paz e em defesa da liberdade tanto na expressão artística, ou seja, da própria capacidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário