segunda-feira, 15 de março de 2010

Filme - Menino de engenho.

Menino de engenho


Brasil - 1965 - Drama - P&B - 110 min - 35mm


Menino de engenho é um filme brasileiro de 1965,de gênero dramático, dirigido por Walter Lima Junior, com roteiro baseado no livro Menino de engenho do escritor José Lins do rego.Esta adaptação tem duração de 110 minutos.
O filme conta a historia de um garoto chamado Carlinhos que é enviado ao engenho de Santa rosa para ser criado pelo seu avô e pelos tios, após a morte de sua mãe, a historia se passa na Paraíba em 1920. A mudança drástica na vida do garoto também o proporciona ver a chegada de um novo tempo,transformações sociais e econômicas vindas das modernas usinas de açúcar, a produção canavieira passa por uma transformação e modernização que muda a vida de todos .Carlinhos é criado seu avô e pelos tios,ricos proprietários rurais, ele tem a oportunidade de viver uma nova era, que interfere em sua vida para sempre.Quando maior o garoto vai para o colégio, mas já não inocente e ingênuo, como quando chegou ao engenho. O garoto já crescido estuda, conhece a política, o amor e a desilusão.

O filme tem como elenco Geraldo Del Rey como Juca, Sávio Rolim como o Carlinhos, Rodolfo Arena como José Paulino, Anency Rocha como a Tia Maria, Margarida Cardoso a Sinhazinha, Conta também coma a presença de Maria Lúcia Dahal como Maria Lúcia e também com a Presença de Antonio Pitanga como Zé Guedes.

Curiosidade.

De acordo com a historia de José Lins do Rego a obra Menino do engenho deixa entender que é uma obra auto biográfica. Conheça um pouco mais so
bre este escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário