domingo, 14 de março de 2010

Análise do primeiro Filme de Frederico Fellini

Na juventude Frederico Fellini dedicou-se à caricatura e ao jornalismo satírico. Ingressou no cinema como assistente de Roberto Rossellini, Pietro Germi e Alberto Lattuada. Com este, dividiu a direção de seu primeiro filme, Luci del varietà (1950; Mulheres e luzes), sobre uma trupe de teatro ambulante.

Mulheres e Luzes - ( Luci Del Varietà )
Fabricante: Versátil


Pela primeira vez em vídeo no Brasil, Mulheres e Luzes marca a estréia na direção de Federico Fellini, em parceria com o cineasta neo-realista Alberto Lattuada (Sem Piedade). A história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália no início dos anos 50, liderada pelo carismático Checco (o grande comediante Peppino De Filippo, de O Boa Vida). Certo dia, Liliana, uma bela jovem do interior que sonha em ser atriz de sucesso, começa a fazer de tudo para entrar na companhia, chegando a seduzir Checco. Com isso, ela provoca ciúmes em Melina Amour (Giulietta Masina, de Noites de Cabíria) e discórdia no resto do grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico (O Cangaceiro), no papel de uma cantora cigana, Mulheres e Luzes é um filme que precisa ser descoberto pelos fãs de Fellini e do bom cinema.

* Diretor: Federico Fellini, Alberto Lattuada
* Elenco: Peppino de Filippo, Giulietta Masina, Carla Del Poggio, Vanja Orico
* Ano / País de Origem: 1950 / Itália

* Tipo: Novo
* Formato de tela: Standard
* Idioma de áudio: Italiano
* Idioma de legenda: Português
* Extras: Menu Interativo, Seleção de Cenas, Biografias, Trailer de Cinema, Filmografia Ilustrada, Giulietta Masina fala de Federico, Dicionário Felliniano e Homenagens


* Festivais e Prêmios:

Prêmio dos Jornalistas Italianos (Silver Ribbon) - Melhor Atriz Coadjuvante

Cena do Ator Peppino De Filippo no filme Luci del Varietà






O primeiro que dirigiu sozinho foi Lo sceicco bianco (1952; Abismo de um sonho).





Direção: Federico Fellini
Ano: 1952
País:Itália
Gênero: Comédia
Duração: 92 min. / p&b
Título Original: Lo Sceicco Bianco
Título em inglês: The White Sheik

Elenco:
Alberto Sordi, Brunella Bovo, Leopoldo Trieste, Giulietta Masina, Lilia Landi, Ernesto Almirante, Fanny Marchio, Gina Mascetti, Enzo Maggio, Ettore Maria Margadonna

Sinopse:
Uma mulher recém-casada passa a lua-de-mel em Roma. Influenciada pelos folhetins que lê com freqüência, tem um encontro com "o xeque branco", um dos heróis de fotonovela que ronda seus sonhos. Esse encontro põe fim às suas ilusões. Ela volta para o marido e para um mundo menos quimérico.

Cena do Filme :




Nenhum comentário:

Postar um comentário