domingo, 14 de março de 2010

O Iluminado


Por Stanley Kubrick




O Iluminado relata uma historia que durante o inverno , um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, se aloja com a familia, a mulher(Shelley Durval) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o cotínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.



Essa percepção é identificada a fundo na direção do filme "O Iluminado", um suspense que segue do inicio ao fim, com um musical marcante e constante de terror e a sutileza do enredo, o comportamento psíquico descontrolado do personagem principal, levando-o a ações e perseguições fatais.


Por ser considerado um grande fotógrafo e cineastra perfeccionista, Stanley kubrick realiza seus filmes baseando na visão altamente analista em enquadramentos fotográficos , utilizando dos recursos mais primórdios que a revelação pode transmitir seja pela luz, sombra, anglo, dimensão, zuns, nitidez, objetividade e tantos outros possíveis extraídos da lente cinematográfica.


Conclusão:
Realmente, Stanley conquistou um diferencial em filme de terror sem excessos. O medo está no realismo da loucura no papel de Nicholson que é simplesmente brilhante! Ele demonstra ter transtorno bipolar nas cenas inesperadas. O que impressiona são os detalhes e recursos naturais
de ambientes conjugados à fotografia iluminada e limpa como meio de cenário frio, vazio e medonho que leva a uma viagem ao desconhecido comportamento humano.
Título Original: The Shining
Lançamento: 1980 - EUA
Direção: Stanley Kubrick
Atores: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers,Barry Nelson
Duração: 144 min
Gênero: terror
Estúdio: Warner Bros.
Roteiro: Diane Johnson e Stanley Kubrick, baseado no livro de Stephen King.
Produção: Robert Fryer e Stanley Kubrick.
Música: Wendy Carlos e Rachel Elkind.
Fotografia: John Alcott
Direção de arte: Leslie Tomkins
Figurino: Milena Canonero
Edição: Ray Lovejoy






Nenhum comentário:

Postar um comentário