Análise do filme “Steamboat Bill, Jr.”.
O filme Steamboat Bill, Jr., ou na tradução “Marinheiro de encomenda” relata a história de dois rivais em uma pequena cidade que disputam, nos meados de 1928, o controle de transporte no River Junction ( único meio de transporte entre as cidades vizinhas).
O capitão William Canfield é um marinheiro bronco que utiliza sua chalana para transporte de passageiros juntamente com seu melhor amigo Bill, e que disputa com o magnata John James King que tem várias empresas, como: bancos, barcos, hotéis e outros, e por isso acaba, sendo seu maior rival por ter mais condições de transportar passageiros da cidade.
Isso muda quando seu filho,vem de Boston para ficar com ele após vários anos e se apaixona pela filha de seu maior rival.
Os dois depois de muita disputa entre seus pais e muitos obstáculos impostos por eles conseguem ficar juntos. Isso porque acontece um grande temporal em sua cidade e o Bill Jr. se vê obrigado a ficar esperto e se tornar marinheiro para salvar sua amada, seu pai e seu futuro sogro. E isso acaba estabelecendo uma paz entre eles.
Mas o melhor do filme, além de seu enredo, é como Buster Keaton consegue transparecer os fatos através de gestos, em que ele mesmo no papel de Bill Jr. Faz.
Os efeitos especiais também são muito convincentes e até modernos para a época como a ventania no temporal, a batida do barco na delegacia quando a mesma é levada pela correnteza.
Mesmo não tendo a linguagem falada e pouca linguagem escrita os atores conseguiram nos fazer entender o filme e se emocionar com o mesmo.
O humor passado tanto pelos gestos quanto pelo enredo é passado de forma elegante nos envolvendo e nos fazendo ter boas risadas.
· Informações Técnicas
Título no Brasil: Capitão Bill Jr
Título Original: Steamboat Bill, Jr
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 69 minutos
Ano de Lançamento: 1928
Estúdio/Distrib.: Video Filmes
Direção: Charles Reisner / Buster Keaton
segunda-feira, 15 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário