segunda-feira, 15 de março de 2010

Ladrões de Bicicleta - Vittório de Sica

O filme mostra a decadência dos italianos após a guerra. A luta diária que, principalmente os homens, tinham que travar para manter suas famílias.
Algo que pode nos parecer pouco, como o roubo de uma bicicleta, ganhou grande proporção, já que seria essa bicicleta um instrumento fundamental para o único trabalho que "Antônio", o personagem central da trama, havia conseguindo depois de muito tempo.

Vitttório de Sica dirigiu com maestria o filme que tem imagens em P&B que transmitem uma sensação de nostalgia, infelicidade e destruição da cidade e mais ainda das pessoas que nela vivem. Todo esse drama fica mais evidente ainda com a trilha sonora que foi toda orquestral e comovia bastante.

Mas o que chama bastante atenção é a atuação do garotinho nas cenas, apesar da pouca idade, teve muita maturidade para encarar um personagem tão sério, compenetrado e com grande carga emotiva. Essa característica também pode ser percebida em um outro filme, porém em que o diretor foi o protagonista e dividiu a cena com Sophia Loren, Começou em Nápoles.
Vale a pena que todos conheçam um pouco a história e a obra de Vittório de Sica.

Um comentário:

  1. Texto pequeno, mas consistente.
    Ótimo filme, sendo influência para vários cineastas da atualidade.

    ResponderExcluir