segunda-feira, 15 de março de 2010

Amacio Mazzaropi

As Aventuras de Pedro Malasartes (1960)
Gênero: comédia, ficção; censura livre – PeB

O primeiro filme dirigido por Amacio Mazarropi, conta uma versão do famoso Pedro Malasartes um personagem que tem histórias espalhadas pelo folclore de vários países. É famoso por sua lábia e o seu “jeitinho”, o que o torna "o maior enganador das redondezas".


O filme se inici
a com os dizeres, “Esta história vai ser contada com todos os exageros d’um caboclo que quando conta um conto, acrescenta um ponto.” O que gera uma expectativa no pública, e ao longo da película, esta expectativa é superada e o resultado é muitos sorrisos. Cinquenta anos depois, o filme ainda trata de assuntos da atualidade, como crianças abandonas ou que fugiram de casa porque sofriam maus tratos e a esperteza, egoísmo e ganância dos ricos e poderosos.

Mazzaropi encarna através do personagem
Pedro Malasartes uma versão caipira de Hobin Hood, que passa para trás aqueles que estão acostumados a tirar proveito a inocência e humildade das pessoas, no filme suas “vitimas” são ricos fazendeiros, comerciante e um delegado e seu escrivão.

Ao assistir a película, alguns detalhes lembram o filme O Garoto (The Kid
– 1921) dirigido e estrelado por Charles Chaplin. O carinho e responsabilidade que Pedro cria pelas crianças abandonadas que o seguem é o principal motivo dos golpes, a principal preocupação de Pedro é conseguir alimentá-los e encontrar um colégio interno para que elas possam ter um lar e receber educação adequada. Numa de suas fugas com as crianças Pedro encontra um bebê deixando numa caixa com um bilhete, no qual “uma mãe aflita” pede que alguém cuide do filho dela. Todas as aventuras do nosso anti-herói resulta num julgamento no tribunal de uma pequena cidade, onde entre outros golpes, Pedro é acusado de dar maus exemplos e explorar as crianças. Ao ouvir isso as crianças saem em sua defesa, acrescentando uma carga drama ao filme, uma cena que emociona a todos, principalmente quando o personagem de Mazzaropi admite seus golpes, “Se eu fiz alguma coisa é porque eles tinham frio e tinham fome.”

O filme tem uma fotografia que explorou de maneira esplêndida as belezas do interior do Brasil, cenas com poucos planos de câmera, o que fez cada plano se tornar verdadeiras pinturas, os planos gerais fazem o espectador mergulhar num cenário natural digno de estar imortalizado em quadros.

A película explora de forma magistral os musicais, que foram usados nos filmes nacionais até a década de 90, principalmente nos filmes dos Trapalhões de da Xuxa. Os musicais que estão presentes no filme estão ligados diretamente ao ro
teiro, na sua grande maioria a letra da música descreve ou justifica as ações dos personagens.

O destaque sem duvida nenhuma é a atuação e direção do Amacio Mazzaropi, que com um humor saudável e inteligente e a experiência de teatro, televisão e 10 filmes possibilitou a concepção de um filme de extrema qualidade fotográfica e um roteiro que prende o público do início ao fim, e sempre deixa a vontade de ver de novo.

As Aventuras de Pedro Malasartes foi tão bem-sucedida que consolidou Mazzaropi como produtor, Produções Amacio Mazzaropi, PAM Filmes, além de marcar a estréia de um dos mais importantes diretores do cinema nacional.



Sinopse:
Após a morte de seu pai, Pedro Malasartes é passado para trás pelos seus irmãos e resolve sair sem rumo pelo mundo. No caminho encontra um grupo de crianças orfãs que não se desgrudam mais dele. Afeiçoado pelos pequenos, e em busca de abrigo e algo para comer, ele passa a aplicar golpes contando causos para tipos que acabam caindo na sua conversa e vão formando uma fileira de gente enganada em seu encalço, doidinhas para esganar o Pedro. Corre!!!!


Direção: Amacio Mazarropi
Ass. Direção: Agostinho Martins Pereira
Continuidade: José Soares
Argumento: Galileu Garcia
Roteiro: Osmar Porto e Marcos Cézar
Fotografia: Rodolfo Icsey
Operador de Câmera: George Pfister
Produção: Amácio Mazzaropi
Sonografia: Marcelo Primavera
Montagem: Máximo Barro
Cenografia: Franco Ceni
Construções: José Dreos
Direção musical: Hector Lagna Fietta

Produtora e Distribuidora: PAM Filmes
Estúdios: Vera Cruz (SP) e locações em Itu, interior de SP

Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, Genésio Arruda, Dorinha Duval, Benedito Liendo, Nena Viana, Alvim Fernandes, Kleber Afonso, Nicolau Guzzardi, Noemia Marcondes, Augusto Machado de Campos, Oswaldo de Barros, Lourdes Lambert, Ernani de Almeida, Hermes Câmara, Wilson Rodrigues, Araken de Oliveira, Maury Viveiros, Maria de Lourdes, Marthus Mathias, Bonfiglio Campagnoli, Irene Kranis, Cecília Arantes Freitas, Marry Carlos, Francisco Souza, Hamilton Saraiva, José Soares, Penacho, Ventura Ferreira, Lana Bittencourt, Conjunto Farroupilha, Claudio de Barros.

Participação especial dos meninos: João Batista de Souza, Péricles de Almeida, Walter Fernandes, Paulo Roberto Felice, José Antonio Pinto Arantes, Durval Cézar Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário