Do diretor Fritz Lang; “Os Mil Olhos do Dr. Mabuse” é o último filme de sua carreira e da trilogia dedicada a Dr. Mabuse.
Assim como a maioria dos filmes do diretor “Os Mil Olhos do Dr. Mabuse” é classificado como gênero; suspense, este suspense policial.
No filme Mabuse um assassino que todos pensavam está morto retorna com objetivo de roubar e matar os clientes de um hotel de luxo, para tanto invade uma rede de televisão de onde ele vigia todos os passos dos clientes, câmeras são instaladas por todo o hotel registrando a vida de suas vitimas, diria que uma espécie de Big Brother dos anos 60.
No desenrolar da trama um dos milionários clientes do hotel e a Interpol se unem para capturar Mabuse, depois de alguns assassinatos as peças deste “quebra-cabeça” é finalmente montado e a verdadeira identidade de Mabuse é revelada.
A principal característica dos roteiros do diretor é o suspense, o qual neste filme é feito brilhantemente, seus personagens atuam de forma convincente a passar esta idéia de suspense ao espectador, devo dar destaque ao ator Wolfgang Preiss o qual interpreta três personagens sem despertar suspeitas, o que me leva a mencionar também o figurino, maquiagem e caracterização de cada personagem, detalhes relevantes para o desfecho da trama. Durante a edição estes detalhes ganham destaque em closes para que o espectador interprete e descubra a verdadeira identidade do assassino.
Mesmo sendo um filme de 1960 é percebido um ar de modernidade em seu roteiro, a idéia da invasão de uma rede de televisão e a espionagem são o que dão esta característica ao roteiro de Lang.
Nenhum comentário:
Postar um comentário