segunda-feira, 15 de março de 2010

Cidade dos Sonhos


Dirigido por David Lynch. Com: Naomi Watts, Laura Elena Harring, Justin Theroux, Ann Miller, Mark Pellegrino, Robert Foster, Dan Hedaya, Katharine Towne, Lee Grant, James Karen e Vincent Castellanos.

Premiado com a Palma de Ouro de diretor, César de melhor filme, indicado ao Oscar de direção, ganhando praticamente todos os prêmios.Nos EUA Cidade dos Sonhos faturou US$6.500.000,00, sendo eleito o melhor filme de 2001, pelas Associações de Críticos de Cinema de Nova York, Boston e Chicago.

“Este é seu maior sucesso desde Veludo Azul, de 1986” diz Bob Strauss, crítico de Los Angeles Day News. Stephen Holden, do New York Times, acredita que isto se dá porque David Lynch acaricia o cinéfilo que existe em muitos de nós: ”Suas heroínas se parecem com as de Alfred Hitchcok; Naomi Watts faz uma personagem que é a cara de Dóris Day e Laura Elena Harring é tão deusa quanta Ava Garder.”

Cidade dos Sonhos é um filme onde não sabemos o que é sonho ou pesadelo, o que é real ou irreal, o que é linear ou não. A hábil Direção de Lynch usa de todo o seu controle sobre a linguagem fílmica para deixar buracos intencionais no Roteiro, bem como mudar atitudes de seu personagens, cheio de metáforas, dificílimas de decifrarem. O próprio Lynch disse em entrevistas, "Não tentem entender meu filme".

A história começa com um acidente de carro que salva Rita de ser assassinada; com amnésia total, ela vaga por entre casas até resolver se alojar na residência de Ruth onde sua sobrinha vinda do interior para tentar a sorte como atriz ali esta hospedada. Essa sobrinha, Betty (Naomi Watts), exemplo de boa moça, encontra a acidentada e, ao saber de sua história resolve ajudá-la a descobrir a sua verdadeira identidade.

O filme como que se divide em duas partes: na primeira, a história da amnésica; na segunda, uma espécie de variação da primeira história, com as personagens em outros papéis. Possui narração fragmentada, metáforas, intertextualidade, utiliza a metalinguagem e representações do subconsciente.

O filme já começa narrando o sonho, para só depois narrar o que acontece na vida de Diane (Betty na primeira parte do filme).Como saber a partir de que ponto o que se vê é sonho e de que ponto é realidade? Existem demarcações precisas para separar as narrações: Nos primeiros minutos do filme há uma cena na qual assistimos à visão de Diane. Ela está em uma cama, e deita com a cabeça no travesseiro (a câmera literalmente se aproxima do travesseiro até encostá-lo). Lynch nos está avisando que, a partir de agora, tudo o que acontecer está sendo sonhado por Diane. A próxima demarcação, que indica o fim do sonho e o início da realidade, é a aparição do personagem Cowboy em seu quarto, dizendo que é "hora de acordar". Lynch brinca com a percepção do espectador sobre o que é real ou apenas uma ilusão (tema recorrente no filme) em diversos momentos da projeção.

Diane estrutura seu sonho de forma parecida ao roteiro de um filme noir, colocando-se no papel da 'mocinha' e utilizando vários elementos clássicos do gênero: a misteriosa mulher em apuros (Rita); a corrupção que domina a cidade; a visão cínica do mundo; os policiais com longas capas de chuva; e assim por diante.

O filme possui muitos efeitos que se assemelham ao de George Mélies “pai dos efeitos especiais”, como o surgimento de neblinas de fumaça e o desaparecimento de personagens. A câmera se aproxima para dar deixar os objetos maiores. No final do filme vemos dois velhinhos bem pequenininhos, em comparação aos objetos ao redor.

Também lembra as de Jean- Pierre Junet, pois e uma nova leitura do cotidiano dos personagens. A obra possui efeitos de truncamento da câmera para mostrar a confusão mental dos personagens.

Dez dicas para se entender "Cidade dos Sonhos:
1.No começo do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.
2.Fique atento para o que está escrito no luminoso vermelho.
3.Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está realizando teste de elenco? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?
4.O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?
5.Quem entrega a chave azul e porquê?
6.Fique atento para o roupão, o cinzeiro e a caneca de café.
7.Qual mistério é revelado no palco do "Club Silencio"?
8.Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?
9.Fique atento para o objeto que está nas mãos do estranho homem que vive perto da lanchonete "Winkie"!
10.Onde está tia Ruth?

http://www.youtube.com/watch?v=96R9MG0DxLc

Para mais compreensão do filme recomendo que visite:
http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/crit_editor_filme.asp?cod=1730

Nenhum comentário:

Postar um comentário