segunda-feira, 15 de março de 2010

O Nascimento de uma Nação ou The Birth of a Nation

É um filme muito importante pois insere diversas tecnicas novas ao cinema. Mas em contrapartida exalta a escravidao e aprova a segregação racial, em linha com o movimento intelectual denominado Lost Cause.
O filme mostra um grupo de homens brancos linchando um negro, promovendo o contexto cultural para o aparecimento da Ku Klux Klan, grupo que liderou grupos de brancos vestindo lençóis brancos praticando o linchamento dos afro-americanos.D. W. Griffith se baseou nas novelas de Thomas Dixon The Clansman e The Leopard's Spots.
Essa produçao foi lançada em 1915 e é tido como responsavel por garantir o futuro dos longa-metragens e solidificar os símbolos da linguagem cinematográfica. O filme estreiou em 8 de fevereiro de 1915 em Los Angeles, Califórnia, com o título de The Clansman, mas foi retitulado em sua estréia em Nova Iorque três meses mais tarde.
A polemica que o filme causou gira em torno da premissa de que a primeira Ku Klux Klan restauraria a ordem no sul pós-guerra, que estaria "ameaçado" por afro-americanos "incontroláveis" e seus aliados: abolicionistas, mulatos e republicanos do norte.O nascimento de uma nação foi um marco na época por suas inovações técnicas, mas glorificava o racismo.
Conta a historia de dois irmãos da família Stoneman tem a amizade afetada com a família Cameron durante a Guerra Civil. Enquanto os Cameron se alistam no exército Confederado, os Stoneman se unem às forças da União.
As consequências da guerra na vida dessas famílias e as conexões com os principais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra de Secessão e o nascimento da Ku Klux Klan, são retratados no filme.

O que mais me chocou no filme foi a maneura opressora como os negros sao tratados e a felicidade dos brancos em humilhar, matar e linchar as pessoas, e revoltante do ponto de vista social e humano, sendo assim para mim, mesmo com a representatividade cinematografica dessa obra, o filme deveria ser esquecido. Considero desprezivel atitudes como essas e o cinema nao deveria ser conivente.

Um comentário: